Quanto custa ir ao SXSW?

Por 7.3.12 , ,


O South by Southwest (SXSW) é muito mais que um festival. É a Meca da comunidade que respira música e cinema (embora os nossos olhos brilhem mais pelo lado da música). Todos os anos milhares de pessoas se deslocam até à pacata Austin, no Texas, para viver durante pouco mais de uma semana aquilo que é o epicentro da indústria musical. Nos últimos tempos tem-se falado muito sobre o esforço necessário para uma banda portuguesa ir até ao Texas, como foi o caso dos You Can't Win Charlie Brown, e por cá decidimos tentar perceber quanto pode custar a um simples mortal dar um salto até lá.

Ir ao SXSW pela primeira vez pode parecer complicado, mas existe muita informação disponível na página oficial que ajuda a perceber os detalhes. Este post serve apenas para ter uma ideia de quanto pode custar de forma global, para cada um poder avaliar se está ou não ao seu alcance.
Primeiro conselho óbvio: planear com muita antecedência. Apenas assim se podem conseguir preços mais baratos da viagem, da inscrição/entrada no festival e dos hóteis, ou seja, o principal. Só para terem uma ideia, se quisessem comprar hoje a inscrição para o Music Badge iria custar-vos 750 dólares. Se o tivessem feito em Agosto do ano passado teria custado 595 dólares (aproximadamente 450 Euros). Isto considerando que apenas teriam interesse neste evento, pois existem ainda o Film Badge e o Interactive Badge.

Vamos então  fazer algumas contas, considerando que apenas lá vamos pelo festival de música. Primeiro, depois de garantirmos a inscrição, é pensar na viagem. Vôos directos para Austin são caríssimos, bem mais de 1400 Euros. A melhor alternativa parece-me ser voar para San António, que fica apenas a 80 milhas de Austin e aí arranjar uma forma de lá chegar. Com alguma antecedência é bem possível arranjar um vôo perto dos 700-750 Euros. Fica a faltar arranjar sítio para ficar. Neste ponto, caso não conheçam ninguém que vos pudesse acolher por lá, há que ver os hóteis oficiais para conseguir as melhores tarifas e garantir o serviço de shuttle, que custa 70 dólares por cinco dias, no caso de preferirem escolher hóteis mais longe do epicentro do festival. Se escolhermos um destes é possível conseguir um valor por noite na ordem dos 120 dólares. No centro o valor dispara e pode chegar a valores proibitivos. Somando tudo, só a considerar os cinco dias de festival, sem contar com outras despesas como alimentação, teremos que considerar pôr de lado uns bons 1700 Euros por pessoa.

Claro que isto é apenas um valor aproximado, mas é suficiente para responder a esta questão que me andava a atormentar...
Conclusão, tenho que comprar um mealheiro bem maior.

0 comentários