IndieMusic: a música no cinema

Por 23.4.12 ,

Estava-se mesmo a ver que os destaques do IndieLisboa tinham de começar pela secção IndieMusic. A verdade é que, muito provavelmente, não vai ser nesta secção que vamos encontrar os filmes da nossa vida, mas para quem gosta tanto de música é natural que esta seja das primeiras secções a espreitar. Numa vista de olhos rápida pelo IndieMusic, saltam logo à vista os nomes de Andrew Bird, Adam Green, Chico Buarque, Sigur Rós, Neil Young e TV On The Radio. Como o tempo não dá para muito, vamos dar maior destaque aos filmes que vamos ver de certeza e deixamos alguns links com informação sobre os restantes, para que vocês possam decidir os que vos parecem mais apelativos.


ANDREW BIRD, FEVER YEAR de Xan Aranda promete ser uma viagem pelo processo criativo do músico, desde a fase de composição às performances ao vivo. Para além do processo em estúdio, o filme conduz-nos pelos concertos de Bird, onde vamos ser confrontados com a fadiga física e criativa do músico nos últimos meses de uma longa digressão. "Um retrato íntimo de um artista dedicado ao seu ofício, gracioso com a sua audiência e incessantemente satisfeito com a vida". É precisamente este lado humano e próximo do cantor que me deixa ansiosa por ver este filme. Ver trailer.
Exibições: 29 de Abril, 21h45, Cinema São Jorge | 4 Maio Sex, 00h00, Cinema São Jorge


HOW TO ACT BAD de Dimma Dubson é um filme sobre Adam Green. Melhor, é um filme sobre uma fase muito especial da vida de Adam Green. A realizadora, amiga do músico, acompanhou-o durante dois anos e teve acesso a todos os aspectos, públicos e privados, da sua vida. "O filme segue o músico que tenta redescobrir-se, na sequência de uma separação recente. Faz um novo álbum, cria um conjunto de pinturas e esculturas, namora com uma série de raparigas, fica noivo de duas delas ao mesmo tempo, dá concertos, experimenta várias drogas, faz uma longa-metragem com o iPhone, torna-se assunto para um documentário. O filme resultante é uma exploração bruta e sincera da arte, fama, fãs, drogas, amor, disfunção romântica, privacidade e honestidade." Dá ou não vontade de ver? Ver trailer.
Exibições: 30 Abril, 18h45, Cinema São Jorge | 5 Maio, 21h30, Cinema São Jorge

Para além destes dois filmes, e dos nomes destacados lá em cima, uma chamada de atenção para AMMA LO-FI, um filme sobre Sigrídur Níelsdóttir, uma artista que começou a gravar música aos 70 anos, PUNK IN AFRICA, um documentário sobre a história do movimento punk multi- racial inserido nas recentes agitações políticas e sociais vividas nalguns países da África Austral e OVER CANTO, um filme sobre o tamanho da influência da obra do compositor holandês Simeon ten Holt, Canto Ostinato, e sobre o mistério do poder universal da música.

A programação completa do IndieMusic pode ser consultada no site do IndieLisboa, bem como a informação detalhada sobre os preços dos bilhetes. Não se esqueçam que a venda antecipada de bilhetes (que permite comprar cadernetas voucher, que podem ser partilhadas) decorre até quarta-feira, dia 25 de Abril.

0 comentários