Bons sites para ouvir música

Por 14.2.13 , ,


Hoje em dia a vida está mais facilitada para quem gosta de música e quer estar sempre a ouvir coisas diferentes sem ter de cometer actos ilegais ou assaltar um banco para poder comprar tudo o que se quer.
Há alguns sites preciosos que hoje vamos aqui partilhar convosco. Provavelmente já conhecem a maior parte deles e, se tiverem outras sugestões do género, partilhem connosco.

SPOTIFY
É a novidade da semana por estes lados. Apesar de já ter sido lançado em 2008, o Spotify só ficou disponível em Portugal há uns dias. É um serviço comercial de streaming, que nos permite ouvir centenas de álbuns e músicas de diversas editoras (das mais comerciais às mais independentes). Para podermos aceder a esta biblioteca musical gigante, temos de criar uma conta, que pode ser gratuita (e tem muita publicidade e anúncios entre as músicas; a qualidade de som é mais baixa, entre outras limitações) ou podemos fazer um plano pago (podem saber mais no site oficial). Para já, encontramos alguns contras: o facto de se ter de descarregar uma aplicação para podermos ouvir as músicas e a obsessão para os utilizadores integrarem a conta do Spotify com o perfil no facebook. Para quem não quiser ligar as duas coisas, não pode mudar a imagem de perfil, nem partilhar listas e, aparentemente, ser encontrado pelos amigos. Boring. Mas a verdade é que tudo isto é superado pela quantidade de música que lá se encontra. É mesmo incrível.

OPTIMUS DISCOS 
Já todos devem conhecer esta editora, que acaba também por ser uma biblioteca (em crescimento) de música portuguesa - se não conhecem têm de ir lá . Todos os álbuns editados estão disponíveis para audição e para download gratuito! Sim, é verdade. Merece mesmo um ponto de exclamação. Não há mesmo desculpas para não ouvirmos mais música portuguesa, porque há tanta mesmo aqui à mão (e que podemos levar connosco). Estejam atentos às edições Optimus Discos e passem regularmente pelo site, porque há muita coisa boa para ser descoberta por aqui.

HYPE MACHINE 
A Hype Machine é o radar ideal para se saber o que anda a fazer sucesso por essa internet fora. Este site faz um apanhado de um conjunto de blogues e sites de música e diz-nos aquilo que está em maior destaque. No site aparecem todas as músicas que estão a ser publicadas e que estão disponíveis para ouvirmos na hora. É possível pesquisar músicas na categoria de Latest, ou seja, aquelas que estão a acabar de ser publicadas, Popular, que são as que estão a ter o feedback mais positivo por parte dos leitores, e por género musical em Genres. Neste site podemos fazer a nossa playlist personalizada, com todo o tipo de músicas à escolha. Porque é que gostamos tanto da Hype Machine? Porque não há nada melhor para descobrir novidades, sobretudo remixes e colaborações. São sempre as primeiras coisas a ser partilhadas pelos bloggers e muitas vezes não chegam aos grandes sites de música.

GROOVESHARK
Quem é que não conhece o Grooveshark? Este nosso grande amigo permite-nos ouvir álbuns inteirinhos, dos mais recentes aos mais antigos, e também nos deixa criar playlists a gosto e partilhá-las. Que mais podemos pedir? Mais nada. Funciona sempre bem, é um amigo a manter. E agora com o Spotify, vamos continuar a usá-lo? Sim, porque muitas vezes nos deixa ouvir álbuns dias antes de serem lançados e o Spotify não.

DEEZER
O Deezer é o amigo mais pobre - mas mais bonito - do Grooveshark e o facto de estar ligado ao facebook dá-lhe muita visibilidade. A verdade é que também tem muita música disponível, mas perde nas novidades. Por aqui é mais difícil encontrar álbuns acabados de editar, no entanto, as bibliotecas estão muito mais organizadas do que as do Grooveshark, há mais informação sobre as músicas, os álbuns têm capas, datas de edição, nomes das músicas, etc.
Por isso, feitas as contas, vale a pena fazer uma conta e andar por lá a ouvir umas musiquinhas.
Mas agora com o Spotify, acho que o Deezer vai saír da lista.
Nota: o Deezer só permite ouvir duas horas de música por dia (o que, para ouvir álbuns inteiros, não é nada).

NPR
No site da National Public Radio (NPR) há uma secção chamada First Listen, dedicada à audição em primeira mão de álbuns que estão quase a saír para as lojas. É através deste site que temos ouvido imensas novidades, algumas que estávamos ansiosos pelo seu lançamento, outras que nem sequer conhecíamos, mas que acabamos por gostar muito daquilo que ouvimos. É, sem dúvida, um site a ter sob escuta semanalmente. Sempre.

SOUNDCLOUD
Ok, o Soundcloud é um bocado óbvio para esta lista, mas só está aqui porque gostámos imenso do facto de podermos seguir a actividade das editoras que vão disponibilizando os novos singles e outras músicas das bandas que agenciam. Muito bom para descobrir novas músicas e bandas, mas também para ter acesso a alguns clássicos que por lá vão aparecendo. Vale a pena ter uma conta no Soundcloud.

BANDCAMP
Com muita sorte nossa, muitas bandas, com destaque para as portuguesas, começaram a disponibilizar no Bandcamp álbuns para ouvir na íntegra e a partir daí percebemos que neste site, fazendo uma pesquisa, há muito poucos nomes que não estejam aqui e que não tenham pelo menos uma ou outra música para podermos ouvir (e às vezes também disponíveis para download gratuito).

0 comentários